sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Porque Sexta feira 13 é dia de azar? Dias das Bruxas e de Satan!


Na realidade a lenda da Sexta feira 13 como dia de azar, ou dia das bruxas, mais precisamente falando, veio do cristianismo.


Porque sexta feira 13 dia de azar


É mais uma das lendas ou festividades , se é que podemos chamar assim, adaptadas do paganismo para auxiliar a conversão de culturas pagãs a religião cristã. Essa lenda veio de uma Deusa dos Nórdicos, Friga, deusa do amor e da beleza, cujo nome deu origem às palavras friadagr e friday, "sexta-feira" em escandinavo e inglês. Quando as tribos nórdicas se converteram ao cristianismo, a personagem foi transformada em uma bruxa exilada no alto de uma montanha. Para se vingar, Friga passou a reunir-se, todas as sextas-feiras, ( no dia dela ) com outras 11 feiticeiras, mais o próprio Satanás, num total de 13 participantes, para rogar pragas sobre a humanidade. 
Da Escandinávia, a superstição espalhou-se por toda a Europa. Mas como  é que, uma bruxa, um demônio, pode ter sido a deusa do amor e da beleza? Nisso, talvez, esteja a raiz de que toda bruxa tem que ser feia, velha e rancorosa em nossa cultura, para contrapor a lenda nórdica. 
Mas a lenda da bruxa Friga pode ter vindo e outra lenda mais antiga, também nórdica: Conta-se que houve um banquete e 12 deuses foram convidados e Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses. 
Porém, o que reforçou mais ainda a mística satânica do número 13 foi a Santa Ceia: Jesus Cristo se reuniu com 12 apóstolos, e dentre esse 13 participantes, Judas, que traiu Cristo, crucificado numa sexta feira. 


Fontes: WIKIPEDIA